quarta-feira, 18 de julho de 2012

Mensagem da Semana


Trabalhar com a Indexação

BRITTANY BEATTIEChurch Magazines





Você acha que é jovem demais para a história da família? Alguns minutos por dia podem descobrir nomes de muitas pessoas que esperam para receber as ordenanças do templo.
"Você pode ter ouvido as pessoas usarem a palavra indexação em relação a história da família e se perguntado o que era isso. A indexação do FamilySearch permite que você digite nomes de registros antigos em um banco de dados que as pessoas em todo o mundo podem usar para encontrar seus antepassados. Os nomes que você indexa geralmente não vêm de sua própria linhagem familiar, mas de documentos que incluem registros de recenseamento, certidões de nascimento, certidões de casamento, registros militares e muito mais.
A indexação permite que todos ajudem uns aos outros com a história da família. Hoje, você poderá inserir o nome de um antepassado de alguém que viva na Austrália e amanhã uma pessoa que mora na Inglaterra pode digitar o nome um antepassado que você e sua família estejam procurando. Ao trabalharmos juntos para inserir esses nomes no banco de dados do FamilySearch, vamos cada um ter uma chance maior de encontrar informações a respeito de nossos próprios antepassados e sermos capazes de ajudar a levar nomes da família ao templo.
Então, por que você deve participar da indexação? Aqui estão oito grandes motivos para fazê-lo!
  1. Porque não são apenas nomes; eles são pessoas. Olhe para o registro de censo à direita, que é um exemplo de um registro que vai aparecer no software de indexação do FamilySearch. É fácil pensar o documento como apenas uma longa lista de nomes de pessoas que viveram na década de 1940. Mas essa lista não é apenas uma coleção de nomes — esses nomes representam filhos e filhas individuais de Deus. Eles são Seus filhos, e Ele quer que eles desfrutem das mesmas bênçãos do templo que você desfruta. Toda vez que você digita um nome no aplicativo para indexação do FamilySearch, você está ajudando a levar os convênios do templo mais perto daquela pessoa.
  2. Porque é ótimo. Digitar nomes em um banco de dados pode não parecer muito emocionante. Mas essa não é é um lançamento de dados comum — esta obra está repleta do espírito de Elias. O Senhor prometeu que Elias, o Profeta, voltaria e converteria o coração dos pais aos filhos e o coração dos filhos aos pais (ver Malaquias 4:5–6). Ao fazer esse trabalho, você será capaz de sentir o espírito de Elias (que é o Espírito Santo). Ele trará maiores paz, alegria e propósito para sua vida porque é um trabalho de importância eterna.
  3. Porque você é perfeito para esse trabalho. A indexação do FamilySearch é baseada no computador. Você pode pensar em alguém que é hábil no uso do computador, que está on-line com frequência, digita rapidamente e sabe lidar com as tecnologias de hoje? Parece que você (e seus amigos) tem exatamente o que é preciso para indexação. E você mesmo nem precisa ser um membro da Igreja para participar da indexação.
  4. Porque ele se encaixa na sua agenda. Você pode querer saber como você pode encaixar a indexação em sua vida, mas é muito fácil. Uma vez que você não tem que completar um projeto inteiro de uma só vez, você pode trabalhar nele apenas de cinco minutos à uma hora de cada vez, talvez enquanto você espera para o jantar ou antes de entrar em um site de rede social. Cinco minutos extras navegando na web não podem fazer uma grande diferença no seu dia, mas cinco minutos passados na indexação podem trazer o Espírito para sua vida e abençoar a vida de outras pessoas pela eternidade.
  5. Porque não é só para as gerações mais velhas. Você acha que o trabalho de história da família é somente para os seus avós e que vai estar mais adequado para esse trabalho, quando for mais velho? O Élder David A. Bednar, do Quórum dos Doze Apóstolos, ao falar para os jovens, disse: “A hora é agora”. Os rapazes e moças do mundo inteiro descobriram que a indexação é um grande projeto para os jovens. De fato, você pode descobrir que é uma experiência de serviço perfeita para o seu quórum do sacerdócio ou classe das Moças ou até mesmo para experiências do Progresso Pessoal ou do Dever para com Deus.
  6. Porque as tecnologias foram inventadas para esta obra. Você já pensou sobre como esta geração constantemente recebe novas tecnologias enquanto as pessoas no passado viviam ao longo dos séculos sem nossos meios de comunicação modernos? Bem, não é coincidência. Vários profetas e apóstolos testificaram que tecnologias de hoje foram inventadas para ajudar a obra de Deus a progredir (ver, por exemplo, “We Have a Work to Do” [Temos um Trabalho para Fazer]). E a indexação do FamilySearch é uma dessas maneiras. O Pai Celestial nos deu tecnologias para ajudar a levar convênios sagrados para Seus filhos — e Ele lhe deu uma responsabilidade especial de ajudar para que isso aconteça ao preparar nomes para o trabalho do Templo!
  7. Porque ele protege você contra a influência de Satanás. O mundo de hoje está repleto de tentação, por isso que precisamos fortalecer-nos para permanecermos firmes. O Élder Bednar testificou que o trabalho de história da família é uma forma de receber essa força e de nos protegermos do mundo. Ele disse: “O Espírito de Elias é o Espírito Santo. O Espírito de Elias vai influenciar quem estiver envolvido nesta obra. O que, é uma das maiores garantias contra as tentações do adversário para um jovem, com a iniquidade do mundo em que vivemos hoje. O Espírito de Elias vai não apenas abençoá-lo, ele vai protegê-lo” (“A Hora é Agora”).
  8. Porque os profetas têm convidado você a fazê-lo. Muitos profetas falaram sobre esta obra. Na Conferência Geral de outubro de 2011, o Élder Bednar estendeu um convite específico para que os jovens participem (ver seu convite abaixo). Você já aceitou o convite dele e experimentou as bênçãos que ele prometeu? Caso contrário, hoje é um grande dia para começar!

Um Convite Apostólico

“Agora peço a atenção dos rapazes, das moças e das crianças da nova geração ao salientar a importância do Espírito de Elias em nossa vida atual. (…)
“Muitos de vocês acham que o trabalho de história da família é para ser realizado principalmente por pessoas mais velhas. Mas não sei de nenhum limite de idade determinado nas escrituras ou nas diretrizes anunciadas pelos líderes da Igreja que restrinja esse importante serviço aos adultos. (…)
“Não é coincidência que o FamilySearch e outras ferramentas tenham surgido numa época em que os jovens estejam tão familiarizados com amplo leque de informações e tecnologias de comunicação. Seus dedos foram treinados para digitar textos e tweetar, a fim de acelerar e impulsionar o trabalho do Senhor — não apenas para se comunicarem rapidamente com os amigos. As habilidades e aptidões que muitos jovens têm hoje são uma preparação para que contribuam neste trabalho de salvação”.
“Convido os jovens da Igreja a aprenderem a respeito do Espírito de Elias e a vivenciarem-no. Incentivo-os a estudarem, a pesquisarem seus antepassados e a prepararem-se para realizar batismos vicários na casa do Senhor por seus próprios parentes falecidos (ver D&C 124:28–36). E peço que ajudem outras pessoas a identificarem a história da família delas.
“Ao atenderem com fé a este convite, seu coração se voltará aos pais. As promessas feitas a Abraão, Isaque e Jacó serão implantadas em seu coração. Sua bênção patriarcal, com sua declaração de linhagem, vai ligá-los a esses pais e será mais significativa para vocês. Seu amor e sua gratidão por seus antepassados vão aumentar. Seu testemunho do Salvador e sua conversão a Ele se tornarão mais profundos e duradouros. E prometo-lhes que serão protegidos da crescente influência do adversário. Ao participarem desse trabalho sagrado e amarem-no, serão protegidos em sua juventude e por toda a vida.
“(…) Todo jovem pode fazer o que estou sugerindo usando os módulos disponíveis no site LDS.org /familyhistoryyouth (David A. Bednar, “O Coração dos Filhos Voltar-se-á”, Ensign ou A Liahona, novembro de 2011, pp. 26–27).

Como Funciona o Trabalho de Indexação?

É assim que os nomes que você digita no software de indexação do FamilySearch acabam no banco de dados do FamilySearch e posteriormente podem ser levados para o templo.
  1. Um registro é escaneado e preparado para o programa de indexação do FamilySearch. Você pode baixar esse programa gratuitamente no indexing.familysearch.org.
  2. Você faz o download de um lote de registros e digita os nomes e informações dos registros, digitando o que você vê. Ao mesmo tempo, outra pessoa está trabalhando no mesmo lote. Dessa forma, se um de vocês comete um erro, há uma cópia de segurança.
  3. Uma terceira pessoa, chamada de conferente, corrige quaisquer informações que você e a outra pessoa trabalhando no lote tenham digitado diferente.
  4. Os nomes e os dados são acrescentados ao banco de dados do FamilySearch, onde todas as pessoas em todo o mundo podem pesquisar rapidamente os seus antepassados.
  5. Alguém encontra as informações sobre seus antepassados no FamilySearch.
  6. Uma pessoa realiza ordenanças por seus antepassados no templo."

    Encontrei esse artigo no site Juventude SUD e achei muito legal para compartilhar com vocês.

    Esse site contém muitos recursos para os jovens. 
    Façam uma visitinha, vocês não vão se arrepender!!! 

Um comentário: